Lula e Trump devem se reunir em breve, afirma Mauro Vieira

 O Brasil e os Estados Unidos estão próximos de retomar uma agenda de diálogo. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está previsto para meados de novembro um novo encontro bilateral, que dará continuidade à reaproximação diplomática após meses de tensão. A declaração foi feita após reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca.




Vieira descreveu a reunião com Rubio, que teve duração de cerca de uma hora, como realizada em clima de “excelente descontração e troca de ideias”, com especial atenção às tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros desde agosto.

Segundo o chanceler, equipes técnicas dos dois países deverão se reunir em breve para negociar reversão dessas medidas.

Apesar de não haver ainda data ou local definidos, o ministro afirmou que há “interesse de ambas as partes” em um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump nos próximos meses.

Esperava-se que a reunião ocorresse durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, no fim de outubro, mas segundo o Itamaraty, as agendas presidenciais é que determinarão o momento ideal.

Contexto e próximos passos

As relações entre Brasil e EUA têm enfrentado instabilidades desde que o governo norte-americano impôs tarifas de 50 % sobre produtos brasileiros, alegando politização no Judiciário nacional e respondendo a críticas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Complementarmente, Washington aplicou sanções financeiras e restrições consulares envolvendo autoridades brasileiras, inclusive o ministro do STF Alexandre de Moraes — medidas vistas por Brasília como retaliatórias. 

O encontro entre Vieira e Rubio marca o primeiro diálogo de alto escalão desde que Trump reassumiu a presidência dos EUA. Ele é interpretado como sinal de que os governos estão dispostos a retomar a cooperação, com uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York como antecedente desse reatamento.

Nos próximos dias, conforme o Itamaraty, o contato entre Vieira e Rubio deve se intensificar, com vistas à definição da agenda de reuniões técnicas e dos termos de negociação sobre tarifas e comércio bilateral.

Fonte: Agência Brasil

Já pensou em ganhar dinheiro Jogando ? Quanto mais pontos você fizer, mais você lucra.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro solicita autorização para comemorar Aniversário da filha em Prisão Domiciliar

Governo define regras para instrutores de trânsito atuarem de forma independente

Baixa procura Vacinal entre Meninos preocupa Governo de São Paulo