Lula e Trump devem se reunir em breve, afirma Mauro Vieira
O Brasil e os Estados Unidos estão próximos de retomar uma agenda de diálogo. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está previsto para meados de novembro um novo encontro bilateral, que dará continuidade à reaproximação diplomática após meses de tensão. A declaração foi feita após reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca.
Vieira descreveu a reunião com Rubio, que teve duração de cerca de uma hora, como realizada em clima de “excelente descontração e troca de ideias”, com especial atenção às tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros desde agosto.
Segundo o chanceler, equipes técnicas dos dois países deverão se reunir em breve para negociar reversão dessas medidas.
Apesar de não haver ainda data ou local definidos, o ministro afirmou que há “interesse de ambas as partes” em um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump nos próximos meses.
Esperava-se que a reunião ocorresse durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, no fim de outubro, mas segundo o Itamaraty, as agendas presidenciais é que determinarão o momento ideal.
Contexto e próximos passos
As relações entre Brasil e EUA têm enfrentado instabilidades desde que o governo norte-americano impôs tarifas de 50 % sobre produtos brasileiros, alegando politização no Judiciário nacional e respondendo a críticas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Complementarmente, Washington aplicou sanções financeiras e restrições consulares envolvendo autoridades brasileiras, inclusive o ministro do STF Alexandre de Moraes — medidas vistas por Brasília como retaliatórias.
O encontro entre Vieira e Rubio marca o primeiro diálogo de alto escalão desde que Trump reassumiu a presidência dos EUA. Ele é interpretado como sinal de que os governos estão dispostos a retomar a cooperação, com uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York como antecedente desse reatamento.
Nos próximos dias, conforme o Itamaraty, o contato entre Vieira e Rubio deve se intensificar, com vistas à definição da agenda de reuniões técnicas e dos termos de negociação sobre tarifas e comércio bilateral.
Fonte: Agência Brasil
Já pensou em ganhar dinheiro Jogando ? Quanto mais pontos você fizer, mais você lucra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/x/G/GKzrzrTAqJ0j034oh8Lg/112684323-brazils-president-luiz-inacio-lula-da-silva-gestures-during-a-press-conference-after.jpg)
Comentários
Postar um comentário